Mãe de primeira viagem Weblog



Como é uma contração???????????

Como é a contração?? Essa foi à pergunta que mais fiz para todas as mulheres que já tiveram filhos, para a médica, para os plantonistas do hospital e cada um me dava uma definição diferente.

Imagina que quando entrei no 7º mês comecei a querer saber como era a contração, como que eu ia saber se era a contração para a Larissa nascer ou se era uma cólica causada por ela tentando se encaixar.

Hoje eu dou risada lembrando… mas na época eu ficava com medo de não identificar.

Quando perguntei pra minha irmã que é enfermeira, mas não tem filho ela me respondeu baseada na informação que recebeu da amiga que tinha ganhado a neném.

Então a resposta foi a seguinte: “Você vai sentir as costas se abrirem”. Agora tente imaginar suas vértebras se afastando umas das outras e se mexendo lateralmente. Pensou? Não dava pra imaginar os ossos se mexendo.

Depois perguntei pra minha médica e resposta veio assim: “É uma dor que vem de cima pra baixo, com a sensação que as costas se abrem, você vai saber”. Agora tenta imaginar suas costas se abrindo e a dor que sobe e desce pelo corpo. Você conseguiu imaginar?? Porque eu não consegui saber como uma dor subia e descia pelas costas que se abriam.

Então fui pra minha mãe, 3 filhas essa deve saber com certeza, nós nascemos!!! Então…olha que resposta brilhante ” Você vai sentir uma dor nas cadeiras, com vontade de andar de um lado para o outro… você vai saber”

Então recapitulando, uma dor que abre as costas, sobe e desce e dói nas cadeiras, vai dá vontade de andar e eu vou saber!!

Nada me fazia imaginar essa sensação descrita, persistir e perguntei pra minha amiga e a resposta foi mais surpreendente ainda… “É uma dor forte que faz você empurrar para baixo, e se a bolsa estourar vai ouvir com se uma bexiga estourasse e sai um monte de água, mas fica tranqüila você vai saber”

CARACA!!!!! Cada vez que perguntava vinha uma definição diferente junto com a frase que passei a detestar “VOCÊ VAI SABER”.

Que eu ia saber, eu imaginava que sim, afinal ela ia ter que sair, mas eu queria saber pra me preparar e saber identificar.

Então que aconteceu no último mês, cada vez que sentia uma dorzinha ou ela se mexia mais forte ia pra maternidade e lá recebia outras definições. Até o dia que fui internada pois tinha a dilatação e não tinha a bendita contração.

Resolvi perguntar mais uma vez, mas agora para médica que ia fazer o parto e foi a melhor definição a que mais chegou perto das minhas contrações. “É uma sensação que quer fazer um cocozão” Não foi a definição mais bonita, mas foi a que mais se aproximou.

E é claro que se eu perguntasse para mil pessoas eu ia receber mil definições, afinal cada mãe vai sentir de uma forma e VOCÊ VAI SABER!!!!!

Comentários

  1. * Carol says:

    Oi Lia,
    Estou adorando seu blog, muita informação legal, com certeza vou aproveitar tudinho quando eu ficar grávida.
    Adorei esse post, em especial, bem claro e certeiro. Essa definição do cocozão foi um sucesso! hehehehe…
    Beijão procês!

    | Resposta Publicado 6 years ago


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

